Havemos de voltar?
Quando olhamos na perspectiva do tempo, as fases que a agricultura angolana passou, podemos observar basicamente três fases de evolução bastante distintas:
1ª A FASE COLONIAL onde o setor agropecuário era autossuficiente das principais culturas, Angola era uma potência.
2ª A fase do PÓS INDEPENDÊNCIA onde observou-se reversão do quadro produtivo, houve uma queda de produção a tal ponto que o país se tornou dependente de importação dos alimentos.
3ª Nos dias atuais, a FASE DA RETOMADAS observa-se uma situação novamente diferente, onde surge a pressão para que o país se torne de facto uma economia de mercado. Porém, a fragilidade de serviços de infraestrutura eleva o custo operacional. Nessa fase várias operações ainda se encontram em fase embrionária e o objetivo é a retomada do crescimento do setor agropecuário.
Como disse o primeiro presidente de Angola em seu famoso poema “Havemos de voltar”
Às casas, às nossas lavras
às praias, aos nossos campos
havemos de voltar
Às nossas terras
vermelhas do café
brancas de algodão
verdes dos milharais
havemos de voltar
Parece que finalmente observa-se esta volta. Esse cenário para o empresário do campo bem informado, demonstra que é o momento de oportunidade e quem souber organizar a sua fazenda, tiver um bom planejamento agropecuário e se capacitar para receber investimentos, poderá crescer e surfar nessa oportunidade de expansão. O momento é de estímulo à produção interna e o aumento de consumo de alimentos pela classe média que buscar uma melhoria de sua dieta alimentar.
Mas essa oportunidade exige que você esteja preparado com um bom planejamento agrícola, ferramentas de controles, estratégia de investimentos, e que seja assessorado por profissionais, visando ações organizadas e crescimento de sua fazenda.
Hoje o mercado é mais comprador do que vendedor, se você souber aproveitar essas oportunidades e crescer com a sua fazenda nesse momento, dentro de três ou quatro anos poderás escrever seu nome na historia de Angola, como aquele que voltou ás suas lavras. Como diz o ditado da sabedoria popular quem chega primeiro bebe água limpa. Vivemos um momento de oportunidade, aproveite.
Consulte a AGRIVALOREM e veja se suas ações hoje irão dizer nos próximos anos se você fará história ou se será parte da história do agronegócio angolano.