Emails
suporte@agrivalorem.com
Telefones
+244 926513615
O texto apresentado abaixo é baseado na nossa experiência de erros, tentativas e acertos, e pode ser um roteiro para quem busca obter um crédito agrícola para investimento e crescimento de sua fazenda.
1 - SEJA UMA FAZENDA DE MERCADO E NÃO UMA FAZENDA DE PRODUÇÃO
Para tal, tenha um projeto agropecuário orientado para produzir aquilo que o mercado de alimentos quer comprar, no que toca a qualidade, a quantidade, a forma e no valor que o mercado está disposto a pagar. Para te ajudar a decidir, pesquise e estude o mercado.
2 - RESPEITE O AMBIENTE, ADAPTE-SE A ELE
A viabilidade do seu projeto está diretamente ligada as condições ambientais como o clima, o regime de chuvas, a qualidade do solo, e a disponibilidade de água. Identifique os empecilhos principais de sua fazenda e crie mecanismos para gerenciá-los, isso pode fazer toda a diferença.
3 - ADMINISTRE A SUAS RESPONSABILIDADES
Não se preocupe em apenas produzir, pois você não é fazendeiro e sim, empresário rural. Questões ambientais, trabalhistas, fiscais, e custos de mercado devem fazer parte também de suas preocupações e análises. Lembre-se de você é um empresário rural e não um fazendeiro!
4 - RESPEITE A BUROCRACIA GOSTANDO DELA OU NÃO
Mantenha de forma organizada mapas e croquis(plantas) da fazenda; certificados e certidões da propriedade; estudos de viabilidade; Cronograma de trabalho; históricos de compra e de venda; demonstrativos financeiros dos últimos anos e um planejamento financeiro para o próximo ano. Cedo ou tarde você irá precisar desses documentos, provavelmente mais cedo do que imagina!
5 - APRENDA A FALAR A LÍNGUA QUE O BANCO ENTENDE, O ECONOMÊS
O agente financeiro tem que ter claro aonde ele vai investir seus recursos, como esses recursos serão aproveitados, como será gerada a receita e quando deve ter o retorno do investimento, se isso não estiver claro, você não vai obter o crédito agrícola, simples assim!
6 - TENHA CLARO A COISA MAIS IMPORTANTE NA SUA FAZENDA, O LUCRO
Os problemas financeiros e operacionais podem aparecer ao decorrer do momento, mas no final o esperado lucro irá surgir. Ele vem como consequência de um trabalho bem realizado, no qual definirá seu crescimento ou encolhimento, da sua fazenda.
7 - A BOA ORGANIZAÇÃO PRECISA DE USO DA TECNOLOGIA
O pré-requisito para o seu crescimento está relacionado a ter objetivos claros a curtíssimo, curto, médio e longo prazos, ter pessoas comprometidas com a sua operação, e selecionar uma tecnologia que seja aplicável a sua realidade. Nem sempre a tecnologia de ponta vai ser a melhor, o importante é que essa tecnologia usada possibilite ganho de tempo, redução de custo ou aumento de produtividade. Sempre se pergunte como essa tecnologia o irá fazer ganhar dinheiro.
8 - TENHA UM PROJETO COM PÉS NO CHÃO ORIENTADOS PARA O CRESCIMENTO
Faça um projeto de investimento que seja escalonado, onde o mesmo apresente etapas, a curto, médio e a longo prazos, de forma que o investidor tenha claro a sua estratégia de crescimento. Melhor ter projetos aprovados em cada etapa seguro e confiável, do que projetos grandes recusados com muitos questionamentos sem respostas. Evite projetos megalômanos.
9 - SEJA UM PROFISSIONAL EM SEU RAMO DE ATIVIDADE
Tenha foco na operação de sua fazenda. Se você fizer um projeto que possui vários tipos de agricultura, pecuária, avicultura, abatedouros, entre outros, existe o risco de confundir o agente financeiro em sua análise, gerando um sentimento de insegurança, levando recusa de seu projeto. Por isso, tenha foco e se proponha a fazer uma operação muito bem pensada planejada e pontual, isso transmitirá profissionalismo e excelência dando segurança ao seu agente financeiro em sua análise de risco, aumentando muito as chances de seu financiamento ser aprovado.
10 - CONTROLE, AVALIE E TOME DECISÕES, NA SUA EMPRESA AGRÍCOLA
Em uma operação agrícola, são geradas várias informações, em várias frente simultaneamente, por isso é preciso ter um planejamento, um controle financeiro, um controle operacional, um controle de estoque, um controle de atividades, um gerenciamento de máquinas e equipamentos. Podem ser usadas várias planilhas para essas operações, ou um software de gestão agropecuária de realizar essas operações.
Confira os nossos módulos Agrícola, Máquinas, Rebanho e mais novidades, em nosso site parceiro.